RSS

Perguntas sobre Book Fotográfico: quanto custa?

Quanto custa um book fotográfico?

 

 

Olá Pessoal, sempre que recebo um telefonema ou e-mail perguntando sobre quanto custa um ensaio fotográfico ou book fotográfico minha resposta é sempre a mesma: depende.

Falo que depende por uma questão simples de produção do ensaio fotográfico.

A primeira coisa que tem que se ter na cabeça quando vai contratar um serviço fotográfico é saber o que se espera e qual o objetivo do trabalho. Normalmente as pessoas que procuram o serviço de um fotógrafo ainda não sabe o que esperar desse trabalho.

O resultado final depende muito da produção que será feita e do perfil do fotografo. Apesar de muita gente achar que fotografar é igual em todos os tipos de book fotográfico isso não é completamente verdade. O fotógrafo como qualquer profissional vai estudando e se especializando em um segmento da fotografia e isso o torna melhor em um segmento.

Produção envolvida em um ensaio fotográfico - Cabelo, maquiagem, equipamentos, acessórios

Produção envolvida em um ensaio fotográfico – Cabelo, maquiagem, equipamentos, acessórios

A produção envolve custos com estúdio ou locação externa, roupas, acessórios, maquiagem e cabelo. São tantos profissionais envolvidos numa produção que o valor fica maior quanto maior for essa produção. Existem produções mais simples e que dão o resultado muito bom, mas como disse antes depende do que se espera.

Minha dica é nunca procure um ensaio fotográfico apenas pelo preço. Saiba antes para que você precisa dessas fotos. Lembre-se que um book fotográfico profissional é o seu passaporte para conseguir um trabalho na área e que você tem uma vantagem se for um trabalho bem feito.

 

Até a próxima!

www.meubookfotografico.com.br

 

 
1 Comment

Posted by on 15 de outubro de 2012 in Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , , ,

Faço meu book fotográfico com Photoshop?

Já a algum tempo queria falar sobre o que tenho visto sobre fazer o seu book fotográfico com uso do Photoshop

Cada dia mais fico assustado como a mídia em geral tem usado e abusado dessa ferramenta maravilhosa.

Antigamente (na época de maquinas fotográficas com filmes) também faziamos retoques nas fotos para corrigir imperfeições de pele, de iluminação ou até mesmo de forma artística. Isso mesmo!! retoque não nasceu com o Photoshop.

Hoje pela manha estava lendo uma revista sobre o tema e me deparei com um texto muito bem escrito pela redação dessa revista que me incentivou a escrever sobre o tema.

Em todos os Books fotográficos que faço pergunto como a pessoa vai querer receber o material e o que ela espera do tratamento das fotos.

O problema é que o tratamento hoje feito é muito ruim e exagerado, e por sinal muito divulgado por algumas revistas, força as pessoas acreditarem que isso é normal, e gente, NÃO, isso não é normal!!

Muitos desses retoquem fazem a pessoa perder a beleza natural criando uma nova imagem que nada tem haver com o modelo e que cria um efeito tão ruim que a pessoa fotografada parece que é uma daquelas bonecas de plástico.

Exagero em Photoshop para Book Fotografico

Exagero em Photoshop em uma Revista (Foto: Internet)

Embora algumas desses trabalhos sejam realmente muito ruins outros se destacam exatamente pela naturalidade que do resultado final realçando a beleza da modelo que está sendo fotografada.

Photoshop bem feito na sua fotografia

Photoshop bem feito na sua fotografia

A dica importante aqui é saber da pessoa que vocês estão contratando como é o retoque das fotos que estão pedindo. Procurem sempre pedir para ver umas fotos com acabamento final para não haver arrependimentos!

Como dizem por aqui: “o combinado não sai caro”

www.meubookfotografico.com.br

 
Leave a comment

Posted by on 29 de janeiro de 2012 in Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , ,

Book Fotografico para Gestantes – parte I

Book fotografico de Gestante - Estudio Fotografico em Niteroi

 

Há algum tempo estava querendo falar sobre o book fotografico para gestantes ou fotos de grávidas.

Preferi dividir o assunto em duas partes, uma para ajudar as futuras mamães a escolher o book fotográfico e outro com dicas para a preparação das fotos.

Vamos lá então:

Todas as mamães sabem a importância de um filho, seja ele o primeiro ou o quinto. É um momento único, tanto para a mãe quanto para a família. Só isso já é um bom motivo para fotografar o momento.

O tipo de fotos da gravidez mais escolhida é uma sessão de fotos feitas por volta do sétimo ou oitavo mês, embora exista a modalidade em que a mamãe vem uma vez por mês para fazer o acompanhamento da gestação. Eu sugiro que as fotos sejam feitas antes do oitavo mês pois fica um pouco cansativo para a mamãe.

Não deixe para a última hora, pois seu bebê pode chegar antes do tempo previsto.

Como o momento é gostoso para toda a família é sugerido e importante fazer fotos com o marido e com os irmão do bebê se for o caso. O papai chega sempre tímido mas no final dá tudo certo.

 

Fotos para Gestante - Estudio Fotografico em Niteroi

 

Na hora de decidir pelo trabalho vale a pena pesquisar e falar com as amigas que já fizeram para pegar referências. Tirem todas as suas dúvidas antes das fotos para evitar aborrecimentos. Como em todas as profissões existem profissionais que não levam a sério seu cliente.

Uma das opções que eu gosto de oferecer ao cliente é fazer fotos da grávida fora do estúdio, dá um ar mais alegre e solto para as fotos, vale a pena avaliar.

 

Foto de Gravidas ao ar livre

Continua no próximo post…

 

www.meubookfotografico.com.br

 
2 Comments

Posted by on 1 de junho de 2011 in Book De Gestante, Book Fotografico

 

Tags: , , , , , ,

Dicas para Books Fotograficos – Roupas e Acessórios

Devo ou Não incluir as roupas na minha sessão de fotos?

Hoje vamos falar sobre uma dúvida freqüente em 100% das conversas que tenho com clientes a respeito do book fotográfico, seja na hora de pedir o book ou orçamento: Incluo ou não as roupas e acessórios?

Para começar eu respondo que depende. Depende do tipo de produção que a pessoa quer no seu book fotográfico, o próprio tipo de book e quanto a pessoa está disposta a gastar.

Minha experiência me diz, e eu recomendo, que façamos as fotos sempre com as roupas da pessoa que vai ser fotografada, a não ser que seja uma sessão de fotos para uma loja de roupas.

Usar as roupas da pessoa ajuda na hora de escolher, deixa a modelo confortável, afinal de contas as roupas lhe servem e não corremos o risco de escolher roupas que nada tem haver com o look escolhido.

Qual roupa usar no book fotografico

Qual roupa usar no book fotografico?

 

Então como fazer um book diferente e com a minha cara? O trabalho todo está na hora de compor o look. Fazer uma reunião antes das fotos para fazer esses acertos, escolher as roupas e ver umas amostras de fotos ajuda e muito na hora de fazer as fotos, as modelos chegam mais confiantes e a sessão de fotos corre de forma bem tranqüila. Vale a pena todo o trabalho de consultoria de moda para compor o trabalho e sugerir as roupas e acessórios.

Outra vantagem é que a pessoa a ser fotografada pode trazer roupas que gosta mais e participar mais da produção do seu book ou sessão de fotos, dando sugestões de looks com as roupas e acessórios que tem em casa.

Caso não seja possível compor o look apenas com as roupas das modelos vale apenas uma complemetação que sempre temos que ter para eventualidades.

Em outro post falaremos de quais looks para a sessão de fotos.

 

www.meubookfotografico.com.br

 
34 Comments

Posted by on 24 de abril de 2011 in Beleza, Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , , ,

Quero ser modelo – A função do booker

Foto: Maria Rita Fava

Foto: Maria Rita Fava


Estes são os bookers, os profissionais das agências de modelos que “vendem” as garotas para as marcas. “Somos nós quem fazemos a ponte entre o cliente (marca) e a agência (modelo)”, explica Patrick Couto, booker da Mega.

Patrick conta que a profissão requer sacrifícios, como viagens de última hora, trabalhos madrugada a dentro e resolução de “pepinos” imensos com os clientes.

“Somos como babás, mas no bom sentido. É desgastante, mas também muito divertido. Montamos a agenda das modelos, pegamos no pé para elas serem pontuais, para se alimentarem bem. Mas também criamos amizades deliciosas. Eu amo minhas garotas, estamos sempre juntos nas baladinhas”, conta Patrick, no estande na Nívea, uma das patrocinadoras do Fashion Rio.

Até para posar para a foto, ele está acompanhado de uma de suas “crias”, a bela modelo Cris Jurach. “Já que é para sair na foto, deixa eu estar com uma de minhas beldades, né?”, diverte-se o booker. Fofos e fervidos!

Fonte: IG Moda

 
9 Comments

Posted by on 6 de março de 2011 in Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , ,

Quero ser modelo – Nunca posei para as fotos do book e agora?

Calma candidatas a modelos, nada de pânico!!

Essa é uma das primeiras perguntas que as pessoas que querem um book fotográfico, seja ele para trabalho com modelos ou para book fotográfico pessoal faz. É um preocupação justa.

A questão das poses para os books é uma coisa simples, mas depende muito da disposição e da experiência da modelo e da relação de confiança entre ela/ele e o fotografo. Essa relação de confiança é construída desde o primeiro telefonema.

Cada fotografo ou estúdio tem sua forma de conduzir a sessão de fotos e dependendo do tipo de book fotográfico pedido pelo cliente tem um roteiro de poses iniciais que servem para descontrair o modelo. Feito esse trabalho inicial tudo vai ficando mais fácil e a sessão de fotos vai fluindo.

Minhas principais dicas para quem está começando é praticar e evitar alguns erros:

1 – Tentem posicionar a cabeça reta alinhada com o corpo, nada de virar a cabeça como se fosse deitar sobre o ombro.

2 – Quando em pé atenção para a posição dos pés e pernas, evitem colocar os pés paralelos isso causa um efeito estranho nas pernas, tornando-as mais finas ou arqueadas.

3 – Caras e bocas tem limites. Nada de biquinhos de fotos como se fossem fotos para o Orkut.

4 – Quando colocar as mãos na cintura ou nas pernas sejam delicadas, poses suaves ficam mais agradáveis de se olhar.

5 – As roupas e cabelo ajudam a montagem das fotos. Roupas de ir para a balada com as amigas nem sempre são as melhores roupas para apresentar um trabalho profissional.

6 – Postura. Essa dica não vale apenas para as fotos, valem também para sua saúde.

Aqui temos algumas poses para vocês praticarem:

Guia de Poses para Book Fotografico

 

www.meubookfotografico.com.br

 
20 Comments

Posted by on 22 de fevereiro de 2011 in Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , , , ,

Dica para quem quer ser modelo. Por Gisele Budchen

Dica para quem quer ser modelo - Gisele Budchen

Quem sonha em seguir essa carreira se depara com muitas dúvidas sobre a profissão e como ingressar nela. Nada melhor do que esclarecê-las com alguém que chegou ao topo e tem muita experiência.

Que tal com a brasileira Gisele Bündchen, que conquistou fama mundial? Confira abaixo cinco dicas da top publicadas em seu site:

1 – Esteja ciente de que a carreira de modelo é como qualquer outra e exige dedicação e profissionalismo. “É uma carreira muito disputada e, muitas vezes, você tem de abdicar do período de sua adolescência para ser um profissional.”

2 – Mantenha os pés no chão e avalie as reais possibilidades que você tem no meio da moda. “Se for muito baixinha, talvez não tenha lugar nas passarelas e no fashion, mas possa conseguir algo mais comercial.” Procure uma agência de modelos com o intuito de saber se você tem perfil para a profissão.

3 – Procure agências de renome. “Hoje, temos fácil acesso à informação, então busque conhecer mais sobre as agências, quem são as modelos de sucesso que elas têm ou já tiveram em seu portfólio.”

4 – Não se iluda com propostas fantasiosas. “Leve seu pai, sua mãe ou um acompanhante maior de idade nas visitas às agências.”

5 – Após firmar contrato com alguma agência, realize os trabalhos com profissionalismo. “Seja pontual, respeite as pessoas, não desista na primeira dificuldade e seja sempre você.”

(fonte: portal terra)

 

 

www.meubookfotografico.com.br

 
22 Comments

Posted by on 2 de janeiro de 2011 in Beleza, Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , ,

Quero Ser Modelo – Dica: Como fazer um Composite

Se você está querendo aparecer logo para o mercado, além de fazer seu book deverá providenciar peça fundamental para o profissional apresentar-se às agências, o composite. O que é e como fazer um composite?

Sempre que você mostrar seu Book em alguma agência vão te pedir que deixem uma foto…  Vai deixar uma foto lá? As fotos são caras, difíceis de produzir, além de ser uma recordação muito bonita e durável…

Você jamais deverá deixar a foto original do seu book nas agências (embora muitas delas façam essa proposta indecorosa…)

Há pessoas que tiram um xerox de uma das fotos do Book, escrevem o nome e telefone atrás e deixam assim mesmo nas agências… Um trabalho bem amador… embora já funcione como um composite improvisado.

O procedimento verdadeiramente profissional seria deixar em cada agência um exemplar do seu composite.

O Composite é um impresso com suas melhores fotos, juntamente com seus dados pessoais como medidas, manequim, telefone para contato, etc.

São impressos de 20 a 50 unidades do Composite, para que você possa distribuí-lo em todas as agências de modelo, publicidade e promoção de eventos que desejar.

Com o Composite em mãos, você terá muito mais chances de conseguir oportunidades neste mercado tão concorrido.

 
17 Comments

Posted by on 15 de outubro de 2010 in Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags: , ,

Meu Book Fotografico – Dicas de Maquiagem

Dica de Maquiagem como aumentar ou diminuir os olhos

 

 

Tags: ,

Book Fotografico – Editorial de Moda – Dicas de Roupas para book fotográfico.

Dicas de Roupas para book fotográfico.

 

 

 
Leave a comment

Posted by on 7 de setembro de 2010 in Beleza, Book Fotografico, Dicas para Modelos

 

Tags:

 
%d blogueiros gostam disto: